segunda-feira, 27 de março de 2017

Cidade do Porto. Dia 1.

Cidade do Porto.

Dia 1 



Museu do Serralves .Estou na cidade do Porto e como curto arte contemporânea vou ao   Museu de Serralves. O museu tem um acervo de mais de  4300 obras, das quais mais de 1700 são propriedade da Fundação de Serralves e as restantes 2600, provenientes de várias coleções privadas e públicas. Em adição a arquitetura do prédio é lindíssima.Local: R. Dom João de Castro 210,  Porto, Portugal
 https://www.serralves.pt/pt/museu/a-colecao/





António Pedro (Cabo Verde, 1909 - Portugal, 1966)
                           Encontro à beira da angústia, 1946

O Parque do Serralves tem muito verde e há uma programação de apresentações musicais.



Livraria Lello. Aqui na cidade do  Porto sempre gosto de dar uma surfada na  Livraria Lello  que fica  na rua das Carmelitas 144.  Um vendedor me disse que a livraria abriu em  1869 com o nome  Livraria Internacional de Ernesto Chardron. Após a sua morte o negócio passou para Mathieux Lugan . E posteriormente  foi vendida para  os irmãos José e Antonio Lello. Daí o nome Livraria Lello.  Visitar livrarias e sentir o cheiro do livro  é um prazer que o livro virtual não me  traz.  Como escreveu Marguerite Duras: ”Tu caminhas em direção à solidão. Eu, não, eu tenho os livros”. Uma viagem tem que ter na mala alguns livros. 






E o que  vou que ler nesta viagem ? 

Miguel de Souza Tavares :um extraordinário escritor que nasceu na cidade do Porto. Autor ,entre outros livros, de Equador que foi seu primeiro romance.Miguel escreve nesta obra sobre as paixões humanas  e as interferências no jogo do  poder. O personagem principal ,Luiz Valença, com 40 anos aceita a missão do rei D. Carlos ,no inicio do seculo XX e assume a função de  governador de São Tomé e Príncipe na África. Deixa Lisboa e vai viver sob outra realidade. O leitor é totalmente envolvido. Esse livro já saiu da minha mala e já  está na cabeceira da cama do quarto do  hotel. 


 Luiz Eduardo Lopes : Tamen Tabu é um livro de poesias contemporâneas desse jovem poeta brasileiro com uma formação interessante. Ele é  bacharel em Ciências Militares, mestre profissional em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais com pesquisa na área de Psicologia Comportamental voltada para liderança. Aluno de graduação em Letras pela UERJ. Escreve versos desde os 9 anos de idade. A viagem profissional ao Sudão do Sul impulsionou essa veia poética.  “...o autor oferece a seus leitores a possibilidade de caminhar em direção a instabilidade e às angustias que pertencem ao Homem em sua condição de vivente” escreve a doutora em Letras Vernáculas Ana Maria Queiroz na contracapa do livro. Caro diário um livro de poesias no “relax” das caminhadas de uma viagem faz-me muito bem.



E para comer  e beber ?


Caro diário já coloquei no bolso a minha listinha de lugares com boa comida no Porto. Há lugares de comida contemporânea , mediterrânea e tradicional.


-Restaurante DOP -Largo São Domingos 18, 4050 Porto. Tel. +351  22 2014313

-Restaurante Pedro Lemos -Rua Padre Luis Cabral 974, Porto.  Tel. +351 22 011 5986 

-Restaurante e Bar Torreão.R. das Virtudes 37, Porto. Tel.+351 919 471 037

-Restaurante Camafeu-Praça de Carlos Alberto 83, Porto. Tel.+351 937 493 557


Como diz um amigo que gosta de repetir uma frase já dita por muitos: “Eu não sou comilão, sou explorador de comida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário