segunda-feira, 27 de março de 2017

Cidade do Porto. Dia 1.

Cidade do Porto.

Dia 1 



Museu do Serralves .Estou na cidade do Porto e como curto arte contemporânea vou ao   Museu de Serralves. O museu tem um acervo de mais de  4300 obras, das quais mais de 1700 são propriedade da Fundação de Serralves e as restantes 2600, provenientes de várias coleções privadas e públicas. Em adição a arquitetura do prédio é lindíssima.Local: R. Dom João de Castro 210,  Porto, Portugal
 https://www.serralves.pt/pt/museu/a-colecao/





António Pedro (Cabo Verde, 1909 - Portugal, 1966)
                           Encontro à beira da angústia, 1946

O Parque do Serralves tem muito verde e há uma programação de apresentações musicais.



Livraria Lello. Aqui na cidade do  Porto sempre gosto de dar uma surfada na  Livraria Lello  que fica  na rua das Carmelitas 144.  Um vendedor me disse que a livraria abriu em  1869 com o nome  Livraria Internacional de Ernesto Chardron. Após a sua morte o negócio passou para Mathieux Lugan . E posteriormente  foi vendida para  os irmãos José e Antonio Lello. Daí o nome Livraria Lello.  Visitar livrarias e sentir o cheiro do livro  é um prazer que o livro virtual não me  traz.  Como escreveu Marguerite Duras: ”Tu caminhas em direção à solidão. Eu, não, eu tenho os livros”. Uma viagem tem que ter na mala alguns livros. 






E o que  vou que ler nesta viagem ? 

Miguel de Souza Tavares :um extraordinário escritor que nasceu na cidade do Porto. Autor ,entre outros livros, de Equador que foi seu primeiro romance.Miguel escreve nesta obra sobre as paixões humanas  e as interferências no jogo do  poder. O personagem principal ,Luiz Valença, com 40 anos aceita a missão do rei D. Carlos ,no inicio do seculo XX e assume a função de  governador de São Tomé e Príncipe na África. Deixa Lisboa e vai viver sob outra realidade. O leitor é totalmente envolvido. Esse livro já saiu da minha mala e já  está na cabeceira da cama do quarto do  hotel. 


 Luiz Eduardo Lopes : Tamen Tabu é um livro de poesias contemporâneas desse jovem poeta brasileiro com uma formação interessante. Ele é  bacharel em Ciências Militares, mestre profissional em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais com pesquisa na área de Psicologia Comportamental voltada para liderança. Aluno de graduação em Letras pela UERJ. Escreve versos desde os 9 anos de idade. A viagem profissional ao Sudão do Sul impulsionou essa veia poética.  “...o autor oferece a seus leitores a possibilidade de caminhar em direção a instabilidade e às angustias que pertencem ao Homem em sua condição de vivente” escreve a doutora em Letras Vernáculas Ana Maria Queiroz na contracapa do livro. Caro diário um livro de poesias no “relax” das caminhadas de uma viagem faz-me muito bem.



E para comer  e beber ?


Caro diário já coloquei no bolso a minha listinha de lugares com boa comida no Porto. Há lugares de comida contemporânea , mediterrânea e tradicional.


-Restaurante DOP -Largo São Domingos 18, 4050 Porto. Tel. +351  22 2014313

-Restaurante Pedro Lemos -Rua Padre Luis Cabral 974, Porto.  Tel. +351 22 011 5986 

-Restaurante e Bar Torreão.R. das Virtudes 37, Porto. Tel.+351 919 471 037

-Restaurante Camafeu-Praça de Carlos Alberto 83, Porto. Tel.+351 937 493 557


Como diz um amigo que gosta de repetir uma frase já dita por muitos: “Eu não sou comilão, sou explorador de comida”.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Uma esticada a cidade de São Paulo

Brasil / São Paulo.

Caro Diário hoje me reporto à cidade brasileira de São Paulo capital do Estado de SP. É a  cidade mais populosa do Brasil. São Paulo é o principal centro financeiro da América do Sul.Nessa cidade há uma  eterna  efervescência cultural e gastronômica. Neste mês de março vamos a dois  musicais :  “O Homem de La Mancha .Local: Teatro Alpha: R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro São Paulo,


O original “ Man of La Mancha” foi  escrito por Dale Wasserman, com música de Mitch Leigh e letras de Joe Darion, baseado em Don Quixote, obra de Miguel de Cervantes. A adaptação da peça no Brasil estreou em 1972 no Teatro Municipal de Santo André, contando com a participação dos atores Paulo Autran, Bibi Ferreira e Dante Rui. A peça, então, foi dirigida por Flávio Rangel, que traduziu o texto ao lado de Paulo Pontes. Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra fizeram a versão adaptada das canções para o português.
musical atual  tem direção e  versão brasileira de Miguel Falabella que  ambienta o trama da peça em um manicômio brasileiro do final dos anos 1930. Interpretado por Guilherme Santana. O Governador é inspirado no Bispo do Rosário - marinheiro sergipano internado, em 1938, na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, e lá permaneceu por 50 anos, até sua morte em 1988. No texto original o personagem é um preso da inquisição que comanda os outros presos. A apresentação conta  com uma orquestra  composta por 16 músicos sob a regência do Maestro Flávio Lago. O elenco formado por 30 atores completa os 46 performers envolvidos diariamente nesta produção.

Ainda no campo dos musicais uma homenagem a Paul McCartney em “Simplesmente Paul” em uma única apresentação em SP no dia  18 de março 21 hs. Local: Teatro Bradesco :Rua Palestra Itália, 500 – loga 286, piso 3 – Perdizes, São Paulo.

Para jantar, caro diário você sabe que em SP há uma infinidade de bons restaurantes. Vamos citar dois  sofisticados.  Jamile Restaurante. Local: R. Treze de Maio, 647 – Bela Vista, São Paulo.  A gastronomia é brasileira e recheada de detalhes .Uma dica:  Medalhão com o risoto de Brie com ervas e veloute de cogumelos. Quem gosta de uma comida Japonesa  sofisticada em um local interessante vale conferir o  Benihana Brasil. Local: Rua Amauri, 517 – Jardim Europa, São Paulo. Cada tepann-yaki imperdível.  Mas no almoço é melhor ficar com um bom lanche para compensar os gastos do jantar. Que tal um  hambúrguer especial  enquanto  o jantar  não chega?  O  BullguerLocais: Rua Diogo Jácome, 606, Vila Nova Conceição –SP  e  rua Fradique Coutinho, 1136, Vila Madalena- SP

Agora durante o dia uma visita a  3 museus .Quem vai a São Paulo não pode deixar de visitar : o  Museu do Futebol que é um espaço dedicado à história do esporte mais popular do Brasil. Local: Praça Charles Miller, S/N.Estádio do Pacaembu São Paulo - (55) 11 3664-3848. Imperdível  também é a  Pinacoteca do Estado de São Paulo. Um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz no centro de São Paulo. Local: Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo Tel (11) 3324-1000

Há outra visita obrigatória : o   Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand-MASP , inaugurado em 1947 . Hoje  é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Local: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo Tel: ( 55) (11) 3251-5644. Atualmente  há uma exposição muito interessante  chamada  Avenida Paulista que apresenta  não apenas esse local  onde o Museu está inserido, mas  a avenida (ícone) como objeto de reflexão pois trata-se de  um palco de embates de muitas ordens.

http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=286&periodo_menu=